O.C

POSTED ON: 19 de set de 2010 @ domingo, setembro 19, 2010 | 0 comments

''HUNTINGTON BEACH - Huntington Beach, no Condado de Orange, não tem as melhores ou maiores ondas da Califórnia, não recebe qualquer bateria do campeonato do WCT (a primeira divisão do surfe mundial), mas, ainda assim, é o paraíso que torna real o sonho californiano. A praia é um marco no surfe moderno: foi ali, entre Los Angeles e San Diego, trilhando a Highway 1, que, pela primeira vez, o surfe deixou de ser apenas um esporte radical para tornar-se um modo de vida.

Dali, o tal sonho passou a influenciar a moda (quando o bermudão saiu da água e rumou para o asfalto); a música (é citada na canção que dá título ao primeiro álbum dos Beach Boys); e as telas (serve de cenário para filmes e seriados famosos, como "The O.C."). Não à toa, abriga o International Surfing Museum. Passar alguns minutos com os pés imersos no mar gelado do Pacífico e sentir o vento no rosto debaixo do famoso píer pode ser uma experiência tão transcendental quanto admirar o Taj Mahal ou a Catedral de Notre Dame.

Com 14 quilômetros, Huntington tem a mais extensa faixa de areia de toda a Costa Oeste americana. E a mais famosa também. Como dizem os locais: "Se os antigos romanos surfassem, aqui seria o Coliseu." E, no início de tudo, o mar era um campo de batalhas, mesmo. Em seus pranchões, surfistas desafiavam os rivais e a vida. Desavenças nascidas nas ruas muitas vezes eram resolvidas dentro da água. Cada onda disputada era uma guerra que, muitas vezes, terminava com alguém sendo lançado contra o píer. Nessa época, além de pranchas e parafina, os capacetes faziam parte da indumentária dos atletas - que, mesmo assim, volta e meia fraturavam algum osso, mas seguiam em frente.



- Era uma imagem muito plástica, uma coisa bonita de se ver - diz o veterano Ian Cairns, de 58 anos, um australiano que conhece aquela praia como surfista, treinador e organizador de campeonato. - Hoje, temos uma nova geração, que alavancou o espírito competitivo da praia lendária. Essa galera compete, de igual para igual, com veteranos do esporte.'' (...)

Mais sobre a máteria no site:
http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/viagem/mat/2010/09/01/huntington-beach-na-california-que-transformou-surfe-em-estilo-de-vida-atrai-meio-milhao-de-pessoas-cada-verao-917529667.asp

← OlderNewer → / Newer →
ニャー